Quando chega o inverno, é fundamental adotar uma alimentação mais adequada a esta estação, de modo a fortalecer as nossas defesas e assim ajudar a prevenir o aparecimento de gripe e constipações e as suas principais manifestações.

O sistema imunitário pode ser fortalecido através do recurso a alimentos ricos em substâncias antioxidantes tais como a vitamina Ce vitamina E, e ainda selénio e zinco. Em caso de gripe e constipações, uma alimentação rica nestes nutrientes poderá ajudar a reforçar as defesas.

E quais são os alimentos que melhor protegem o nosso sistema imunitário?

  • Verduras de cor verde escura (couve-galega, couve Bruxelas, brócolos, espinafres);
  • Verduras de cor verde alaranjada (cenoura, abóbora, beterraba);
  • Fruta variada de cor vermelha, laranja/amarela, roxa/azul, verde e branca (incluindo frutas cítricas como a laranja, toranja, limão, tangerina);
  • Frutos oleaginosos (nozes, avelãs, amêndoas);
  • Peixe gordo (sardinha, salmão, cavala, atum, arenque);
  • Leguminosas (feijão, grão de bico, lentilhas);
  • Cereais e seus derivados integrais (pão escuro, arroz e massa integral).

Para além dos alimentos que reforçam o sistema imunitário, é também importante ingerir água regularmente e, por exemplo, recorrer a infusões com mel e limão para acalmar a tosse e a dor de garganta.

Caso tenha dificuldade em manter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes variados, pode recorrer a suplementos (por exemplo, vitamina C). No entanto, o recurso a suplementos alimentares, deve ser cauteloso. Certifique-se junto de um profissional de saúde se a sua toma é adequada às suas necessidades e estado de saúde, bem como confirmar se não interferem com alguma da medicação que faça regularmente.

Pin It on Pinterest

Share This