Com o verão e a chegada do bom tempo as atividades ao ar livre são mais frequentes e mesmo os idosos se sentem mais ativos no verão.

No entanto, as altas temperaturas e os efeitos do sol significam que precauções adicionais devem ser tomadas para evitar que os idosos sofram insolação ou outros problemas de saúde como resultado da exposição prolongada ao calor.

Devido à importância dos idosos manterem bons hábitos durante o verão, a Segunda Família dá-lhe algumas dicas para os idosos manterem um bom estado de saúde durante os meses mais quentes do ano.

10 DICAS PARA IDOSOS NO VERÃO

1. BEBA MUITA ÁGUA
Com o calor, os líquidos do nosso corpo são perdidos muito mais rápido. Por isso, é essencial beber muita água para os repor e nos manter hidratados. Os idosos, na maioria das vezes, não têm muita sede, por isso não pedem água com frequência. É por isso que o cuidador deve controlar a quantidade de água que o idoso bebe e certificar-se de que é suficiente, convidando-o a beber, mesmo que ele não esteja com sede.

2. USE ROUPA CLARA
Para alcançar maior conforto para os idosos e reduzir a sensação de sufoco em altas temperaturas, é fundamental que suas roupas sejam leves e respiráveis. Recomendamos tecidos como linho ou algodão soltos e, no caso de camisa com botões, evite abotoar os botões mais próximos do pescoço.

3. EVITE HORAS DE CALOR MÁXIMO
Dar uma caminhada é uma boa opção para os idosos aproveitarem o bom tempo, mas é essencial evitar sair nas horas mais quentes, que geralmente incluem entre as 12:00 e as 17:00 horas. Independentemente da hora da saída, tome cuidado para que o idoso fique o maior tempo possível na sombra e cubra a cabeça com um chapéu ou boné para proteção adicional.

4. EVITE BEBIDAS COM CAFEÍNA OU ÁLCOOL
A cafeína e o álcool, além de estimular e causar distúrbios nervosos nos idosos, favorecem a desidratação. É por isso que é muito importante evitar essas bebidas nos idosos, especialmente no verão.

5. AUMENTAR O CONSUMO DE FRUTAS E VEGETAIS
Para a correta hidratação dos nossos idosos no verão, é importante incentivar o consumo de líquidos na dieta. Assim sendo, é aconselhável aumentar as frutas e verduras durante estes meses. É também aconselhável evitar pratos que requeiram processos de digestão prolongada, como guisados ​​ou caldos quentes. Também é adequado para a nutrição dos idosos um maior consumo de peixe do que carne.

6. MANTENHA A CASA FRESCA
Durante as horas mais quentes do dia, é mais apropriado ficar em casa. No entanto, cuidar da temperatura no interior também é uma tarefa necessária. O calor externo também afeta a temperatura da casa, causando uma sensação muito desconfortável de constrangimento ao idoso. Portanto, é aconselhável fechar as janelas durante estas horas e abri-las no final da tarde e à noite, quando arrefece um pouco mais. No caso de ter ar condicionado, manter a casa refrigerada é uma boa opção, mas não é recomendado reduzir a temperatura em mais de 22-24 graus Celsius.

7. USE PROTEÇÃO SOLAR
A pele das pessoas idosas é um pouco mais fraca, de modo que a prevenção contra os efeitos do sol se torna ainda mais importante para eles. O uso de filtro solar é essencial quando os idosos saem de casa. Use pelo menos o fator 30.

8. PASSEIOS AO AR LIVRE
Fazer caminhadas ajuda os idosos a estimularem os músculos e sentirem-se mais saudáveis. Manter o corpo ativo garante maior autonomia do idoso e evita quedas inesperadas, reduzindo o medo de andar sozinho.

9. CONTROLAR AS HORAS DE SONO
No verão, as horas de sono são alteradas. O calor faz-nos dormir menos e, portanto, estar mais cansados durante o dia. Evitar este fato é muito mais importante quando se trata de pessoas idosas, já que as horas de sono são essenciais para um bom estado de saúde. Para conseguir controlar melhor as horas de sono, podemos recorrer à ajuda de um cronograma fixo. Além disso, fazer algum exercício durante o dia aumenta a fadiga e a sensação de sono, ajudando-os a dormir melhor.

10. VIGIAR A PRESSÃO ARTERIAL
Os exames mais frequentes nos idosos estão relacionados com a pressão arterial, indispensável para que sua saúde esteja em perfeitas condições. O calor também altera a tensão, portanto, aconselhamos um controlo periódico de forma a evitar os efeitos negativos que as alterações nas tensões podem ter.

Desfrutar do verão com os mais velhos é possível, mas reforçar os cuidados com eles garante o seu bem-estar e qualidade de vida.

Pin It on Pinterest

Share This